Devolutivas dos estudos etnográficos sobre o Programa Bolsa Família entre povos indígenas: um olhar focalizado em políticas sociais.

O artigo trata da experiência do MDS em realizar ações devolutivas diretamente com os povos indígenas sobre os resultados da pesquisa Estudos etnográficos sobre o Programa Bolsa Família entre povos indígenas. Além de descrever as ações devolutivas em cada uma das sete terras indígenas estudadas, o artigo discute os benefícios de uma iniciativa desta natureza, tais como o esclarecimento do funcionamento do Bolsa Família e a mitigação de problemas identificados na pesquisa, além de refletir sobre a adequação das políticas públicas universalizantes para povos e comunidades tradicionais. Vale destacar o sentimento externado por muitos indígenas nesse processo, de serem respeitados e considerados pelo poder público, que cumpriu o compromisso assumido no início do projeto, ainda em 2013, de retornar a cada comunidade estudada para apresentar os resultados da pesquisa.

Data da publicação:

31/12/2018

Autor:

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME. Brasil

Área protegida:

Terra Indígena Alto Rio Negro - TI, Terra Indígena Barra Velha - TI, Reserva Indígena Dourados - RI, Terra Indígena Jaraguá - TI, Terra Indígena Parabubure - TI, Terra Indígena Porquinhos - TI, Terra Indígena Takuaraty/Yvykuarusu - TI

Bioma/Bacia:

Bacia do Rio Negro, Bacia do Xingu, Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica

Local de Edição:

Brasília

Tema:

Políticas Públicas

Subtema:

Cidadania

Editora:

MDS

Tipo:

Documentos

Tipo de documento:

Documentos


ARQUIVOS ANEXOS

Baixar arquivo