Usina de Belo Monte será a única hidrelétrica do Rio Xingu, determina conselho

Brasília - Apesar de reconhecer o potencial do Rio Xingu para a geração de energia elétrica, o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) decidiu que a Usina Hidrelétrica de Belo Monte será a única construída no rio. A resolução determina também que a Eletrobrás realize estudos antropológicos sobre as comunidades indígenas que estão na área do aproveitamento hidrelétrico e ouça as comunidades afetadas pelo empreendimento.

O documento, assinado pelo ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, lembra que o trecho do Rio Xingu onde está prevista a construção da usina de Belo Monte tem uma queda natural e vazão significativas, que permitem a geração de energia em um único aproveitamento. Assim, a usina poderá gerar uma energia média elevada, que poderá ser integrada ao Sistema Interligado Nacional.

A resolução do CNPE, que será publicada no Diário Oficial da União de amanhã (17), ressalta a importância da região para a conservação da diversidade biológica e da proteção da cultura indígena. Segundo o conselho, a Eletrobrás deverá continuar realizando os estudos para o desenvolvimento e a conclusão da usina.

A usina de Belo Monte deverá gerar 11 mil megawatts a partir de abril de 2014. O leilão para definição do consórcio responsável pela construção da hidrelétrica deve ser realizado em outubro de 2009.

Data da publicação:

16/07/2008

Área protegida:

Terra Indígena Trincheira/Bacajá - TI, Terra Indígena Capoto/Jarina - TI, Terra Indígena Kayapó - TI, Terra Indígena Paquiçamba - TI, Parque Indígena do Xingu - PI

Tipo:

Noticias

Tipo de documento:

Noticias